MINHA IGREJA ME CONCEDE
O propósito de Deus para a vida (missão)
O povo de Deus para viver (comunhão)
O princípio de Deus para a vida
(maturidade)
O poder de Deus para viver (glorificação)
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso,
Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso
Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem
Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e
sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à
direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os
mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa
Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na
ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.
Ver na íntegra a doutrina
presbiteriana: ver CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER no ícone Downloads!
NOSSA HISTÓRIA
A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de
igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem
como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à
família das igrejas reformadas ao redor do mundo como fruto do trabalho
missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. É a mais antiga
denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel
Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. O nome ?igreja
presbiteriana? vem da maneira como a igreja é administrada, ou seja, através de
?presbíteros? eleitos democraticamente pelas comunidades locais, as quais são
governadas por um ?conselho? de presbíteros e estes oficiais também integram os
concílios superiores da igreja, que são os presbitérios, os sínodos e o Supremo
Concílio.
Quanto à sua teologia, as igrejas presbiterianas
são herdeiras do pensamento do reformador João Calvino (1509-1564) e das
notáveis formulações confessionais elaboradas pelos reformados nos séculos 16 e
17. Dentre estas se destacam os documentos elaborados pela Assembleia de
Westminster, reunida em Londres na década de 1640. A Confissão de Fé de
Westminster, bem como os seus Catecismos Maior e Breve, são adotados
oficialmente pela IPB como os seus símbolos de fé ou padrões doutrinários.
Entre as suas ênfases estão: a soberania de Deus, a eleição divina, a
centralidade da Palavra e dos sacramentos, o conceito do pacto, a validade
permanente da lei moral e a associação entre a piedade e o cultivo intelectual.
O culto presbiteriano caracteriza-se por sua ênfase
teocêntrica, simplicidade, reverência, conteúdo bíblico e pregação expositiva.
Entretanto, quando se diz que o culto reformado é solene e respeitoso, não se
implica com isso que deva ser rígido e sem vida. O verdadeiro culto a Deus é
também fervoroso e alegre.
A IPB também valoriza a educação cristã dos seus
adeptos através da Escola Dominical e outros meios; congrega os seus membros em
diferentes sociedades internas para comunhão e trabalho de acordo com a idade;
tem a consciência de possuir uma missão dada por Deus, a ser cumprida através
da evangelização e do testemunho cristão. Cada igreja possui um grupo de
oficiais, os diáconos, cuja função primordial é o exercício da misericórdia
cristã. O presbiterianismo tem uma visão abrangente da vida, entendendo que o
evangelho de Cristo tem implicações para todas as áreas da sociedade e da
cultura.
DE ONDE VIEMOS?
O presbiterianismo nasceu da Reforma Protestante do
século 16. Tendo o protestantismo começado na Alemanha, sob a liderança de
Martinho Lutero. Pouco depois surgiu uma segunda manifestação sob a direção de
outro ex-sacerdote, Ulrico Zuínglio (1484-1531). Esse novo
movimento ficou conhecido como a Segunda Reforma ou Reforma Suíça. O
entendimento de que a reforma suíça foi mais profunda em sua ruptura com a
igreja medieval e em seu retorno às Escrituras fez com que recebesse o nome de
movimento reformado e seus simpatizantes ficassem conhecidos simplesmente como
?reformados?.
Poucos anos depois da morte de Zuínglio surgiu o
francês João Calvino (1509-1564), que concentrou os seus esforços na cidade
suíça de Genebra, onde residiu durante 25 anos. Através da sua obra magna, a
Instituição da Religião Cristã ou Institutas, comentários bíblicos, tratados e
outros escritos, Calvino traçou os contornos básicos do presbiterianismo, tanto
em termos teológicos quanto organizacionais, à luz das Escrituras Sagradas.
Graças aos seus escritos, viagens, correspondência
e liderança eficaz, Calvino exerceu enorme influência em toda a Europa e
contribuiu para a difusão do movimento reformado em muitas de suas regiões.
Dentro de poucos anos, a fé reformada fincou sólidas raízes no sul da Alemanha,
na França, nos Países Baixos (as futuras Holanda e Bélgica) e no leste europeu,
onde surgiram comunidades reformadas em países como a Polônia, a Lituânia, a
Tchecoslováquia e especialmente a Hungria.
Outra região da Europa em que a fé reformada teve
ampla aceitação foram as Ilhas Britânicas, particularmente a Escócia, cujo
parlamento adotou o presbiterianismo como religião oficial em 1560. Para tanto
foi decisiva a atuação do reformador João Knox (1514-1572),
que foi discípulo de Calvino em Genebra. Foi nessa região que surgiu a
designação ?igreja presbiteriana?. Na Inglaterra e na Escócia dos séculos 16 e
17, o presbiterianismo representou uma posição ao mesmo tempo teológica e
política. Com esse termo, as igrejas reformadas declaravam que não queriam uma
igreja governada por bispos nomeados pelos reis (episcopalismo), e sim por presbíteros
eleitos pelas comunidades. Foi na Inglaterra que, em meio a uma guerra civil, o
parlamento convocou a Assembleia de Westminster (1643-1649), que elaborou os
documentos confessionais mais amplamente aceitos pelos presbiterianos ao redor
do mundo.
Nos séculos 17 e 18, milhares de calvinistas
emigraram para as colônias inglesas da América do Norte. Muitos deles abraçavam
a teologia de Calvino, mas não a forma de governo eclesiástico Presbiterial
proposta por ele. Foi esse o caso dos puritanos ingleses que se estabeleceram
na Nova Inglaterra. Ao mesmo tempo, as colônias norte-americanas também
receberam muitas famílias presbiterianas emigradas da Escócia e do norte da
Irlanda. Foram essas pessoas que eventualmente criaram a Igreja Presbiteriana
dos Estados Unidos, cujo primeiro concílio, o Presbitério de Filadélfia, foi
organizado em 1706 sob a liderança do Rev. Francis Makemie,
considerado o ?pai do presbiterianismo norte-americano?. O primeiro Sínodo foi
organizado em 1717 e a Assembleia Geral em 1789. Em 1859, a Junta de Missões
Estrangeiras da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos enviou ao Rio de
Janeiro o Rev. Ashbel Green Simonton, fundador da Igreja
Presbiteriana do Brasil.
REV. ASHBEL GREEN SIMONTON
Ashbel Green Simonton (1833-1867),
nasceu em West Hanover, no sul da Pensilvânia, e passou a
infância na fazenda da família. Eram seus pais o médico e político William
Simonton e D. Martha Davis Snodgrass, filha de um pastor
presbiteriano. Ashbel era o mais novo de nove irmãos.
Em 1846, a família mudou-se paraHarrisburg,
a capital do estado, onde Ashbelconcluiu os estudos secundários.
Após formar-se no Colégio de Nova Jersey (a futura Universidade de Princeton),
em 1852, o jovem passou cerca de um ano e meio no Mississipi, trabalhando como
professor. Voltando para o seu estado, teve profunda experiência religiosa
durante um avivamento em 1855 e ingressou no Seminário de Princeton, fundado em
1812. No primeiro semestre de estudos, ouviu um sermão do Dr.Charles Hodge que
despertou o seu interesse pela obra missionária no exterior. Concluídos os
estudos, foi ordenado em 1859 e chegou ao Brasil no dia 12 de agosto do mesmo
ano. Pouco depois de organizar a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
(12/01/1862), o jovem missionário seguiu em viagem de férias para os Estados
Unidos, vindo a casar-se com Helen Murdoch. Regressaram ao Brasil
em julho de 1863. No final de junho do ano seguinte, Helen faleceu nove dias
após o nascimento da sua filha, que recebeu o seu nome, Helen Murdoch
Simonton. Com o passar dos anos, Simonton criou o jornal
Imprensa Evangélica (1864), organizou o Presbitério do Rio de Janeiro (1865) e
fundou o Seminário Primitivo (1867), este último localizado em um edifício de
vários pavimentos junto ao Campo de Santana.